domingo, 19 de fevereiro de 2012

ESCRITOR GAVIONENSE TERÁ 2ª PEÇA ENCENADA EM PORTUGAL

Cena de Tiro pela Culatra, montada em 2010, pelo  GTAVV, de Vila Viçosa, em Portugal.
     Quando Sérgio Silva escreveu sua primeira peça de teatro, em 1998, chamada "Casamento por Encomenda", para o então recém criado Grupo Teatral ArteVida, não imaginava que seus textos poderiam ultrapassar fronteiras. Em 1999, escreveu o drama "O Milagre do Ladrão", que rendeu 03 premiações ao grupo de Gavião Peixoto. Sempre dirigido pelo professor, em 2000, o grupo montou a peça o "Auto da Compadecida", de Ariano Suassuna e em 2003, o texto montando foi "A Mandrágora" de Nicolau Maquiavel, rendendo ao Grupo ArteVida, 3º lugar na Fase Regional do Mapa Cultural Paulista.
         Porém, em 2005, ao retornar aos palcos com um texto próprio, "Tiro pela Culatra", o escritor gavionense se deparou com o maior sucesso de sua dramaturgia, com várias montagens por todo o Brasil e exterior. Em 2009, a peça foi montada em Curitiba/PR e em 2010, foi encenada em Portugal, em Vila Viçosa, pela GTAVV (http://www.youtube.com/watch?v=B0OmLBWXfRE). Devido ao sucesso da primeira montagem, os portugueses encomendaram a continuidade da peça e no próximo dia 23 de Março de 2012, estrearão em Vila Viçosa, no Alentejo, "Tiro pela Culatra II - O Regresso", cogitando-se, inclusive, a participação do autor no evento.
           Segundo o professor, "é muito gratificante ter as minhas peças montadas dentro e agora fora do Brasil, pois revela a qualidade dos textos, além de projetar nossa cultura, neste caso, tão próxima a de Portugal, nossos colonizadores. Além disso, projeta-se, positivamente, o nome da cidade de Gavião Peixoto".
            Para Luis Vinagre, diretor do Grupo, "os textos de Sérgio Silva foram descobertos por nossa falecida diretora, Rita Peixinhos, que sempre encontrou qualidade literária e críticas sociais importantes, que podem ser exploradas em qualquer país ou cultura. Esperamos repetir o mesmo sucesso do primeiro texto".

Um comentário:

  1. boa tarde, já agora deixo aqui uma nota de que no passado dia 23 de março de 2012 a peça "tiro pela culatra II " foi um grande exito e que tivemos o auditorio completamente cheio... com grande orgulho informa-mos o publico a origem do texto e do seu respetivo autor Prof Sergio Silva e esperamos em breve a sua vinda a Portugal de forma a prestar-lhes os nosso agradecimento publico pela sua disponibilidade que sempre teve para conosco... aqui deixo um grande abraço ao Prof Sergio Silva e a toda a comunicaçao social brasileira.obrigado...
    Luis Vinagre
    Grupo de Teatro de Vila Viçosa
    Portugal

    ResponderExcluir