sábado, 16 de março de 2013

ECOTURISMO: MATA DOS MACACOS


Há poucos quilômetros do centro da cidade, num resquício de mata nativa, ilhada de cana por todos os lados, encontra-se a mata dos macacos. Inúmeras famílias de sagui vivem naquele pedaço de floresta. O alimento é escasso e, muitas vezes, os animais passam fome.
Cientes disso, alguns moradores mais antigos, que conhecem bem o local, levam constantemente, frutas para distribuir aos bandos. Acostumados com a presença humana nessas ocasiões, os macaquinhos não fazem cerimônia e, pouco a pouco, vão se achegando para saborear as guloseimas.
Nossa equipe acompanhou uma dessas visitas feitas por esses benfeitores e amantes da natureza. Cerca de 50 macacos entre filhotes e adultos surgiram rapidamente diante de nossos olhos, cada um pegando a sua fruta predileta e voltando para a copa das árvores.
Até mesmo as frutas que sobram no programa da Prefeitura Municipal, em parceria com a CONAB são endereçadas aos primatas gavionenses. Fica a sugestão para a Secretaria de Meio Ambiente em preparar um estudo populacional e sobre o habitat em que se encontram, criar uma área de proteção para esse animais e explorar o potencial ecoturístico do local, trabalhando os conceitos de preservação e respeito à natureza.


Veja mais fotos:






Nenhum comentário:

Postar um comentário