domingo, 10 de março de 2013

LIXO E ENTULHO SÃO OS GRANDES INIMIGOS DOS BUEIROS

 Alguns bueiros da cidade apresentam, constantemente, sérios entupimentos. Todo mundo sabe que água não entope os bueiros. O que entope os bueiros são os resíduos sólidos, proveniente do lixo doméstico e do entulho expostos nas ruas. Quando a chuva cai a enxurrada transporte esses objetos, areia, terra e outros materiais que ao se acumularem, entopem os bueiros causando ainda mais transtorno aos moradores.

 Pensando em conscientizar nossa população, a Secretaria de Obras registrou o trabalho de desentupimento de um destes bueiros, que mobilizou uma grande equipe e vários recursos para sua execução. O bueiro fotografado fica na rua Minas Gerais, no Jardim Brasil e o que causou seu total entupimento foi areia, trazida pela enxurrada, aos moradores depositarem o entulho rente a sarjeta. "Orientamos para as pessoas que estão fazendo reformas em seus imóveis que acomodem o entulho na rua, deixando a guia de sarjeta livre, para que a água da chuva possa escorrer e não trazer para os bueiros restos de entulho e areia, como estamos vendo nesse caso", revela Brei, responsável pela coleta de entulho na cidade.

 Quando entulho, areia, garrafas plasticas, latas, roupas, brinquedos e outros objetos caem num bueiro o seu entupimento também ocorre na totalidade e o processo de desentupimento além da remoção desse material exige a lavagem do bueiro com tanque, para que nenhum resíduo possa ficar acumulando outros materiais evitando assim um novo entupimento daquele bueiro. 

Para Marcelo Gomes, Secretário de Obras e Serviços "não se desentope bem um bueiro somente com pá ou enxada. É preciso fazer o serviço completo, usando tanque de água e o número de servidores adequados ao tamanho do problema. Todavia, o segredo não é desentupir, mas, sim, não entupir. Desentupir é uma responsabilidade nossa e não entupir é uma responsabilidade da população, que deve evitar ao máximo o acumulo de materiais nas ruas, sobretudo, cobrindo a guia de sarjeta, para que a água da chuva desça livremente e não entupa os bueiros", revela.
   Portanto, o entupimento de bueiros acontece de forma muito fácil, com a ação da enxurrada e do tempo. A Prefeitura segue fazendo a parte dela, mas a população também tem que zelar de nossas ruas e calçadas, evitando que a sujeira e o acúmulo de materiais nas vias públicas permaneçam por muito tempo.
Outra dica importante é, na medida no possível, procurar uma área mais plana e reta para acomodar o seu entulho, assim as águas da chuva terão maior dificuldade para arrastar o entulho para as galerias pluviais (bueiro), revela Josué Lustri, Chefe do Setor de água e Esgoto do Município.





Nenhum comentário:

Postar um comentário