sábado, 17 de setembro de 2011

Debate Histórico na Câmara

         A Casa do Povo (Câmara Municipal), recebeu na noite de Sexta (16), pela primeira vez na história do Município de Gavião Peixoto, um debate entre população, líderes partidários e autoridades. O debate foi proposto pelos usuários do Facebook e colocado em prática pelo vereador Cláudio Barbosa (PT), que mediou o evento.
O Vice-Prefeito, Adriano Marçal, Sargento Paulo Santos e o Pr. Adão, da Igreja Assembléia de Deus, compuseram a mesa, com o vereador petista. O Secretário de Saúde, José Roberto Borato, os vereadores Adão Istruder, Walter Laurenti, João Rufino Filho, Elmes Juventino, Edinho Mascias e o Presidente da Câmara, Juninho Gulla, estiveram presentes.
O tem abordado neste primeiro encontro foi «Moralidade na Política Gavionense», sobretudo, no que diz respeito ao exercício do mandato e à campanha eleitoral dos vereadores. Os cidadãos presentes cobraram dos candidatos e autoridades a apresentação de propostas e plataformas de trabalho e não a compra de votos com cestas básicas, botijão de gás, material para construção, pagamento de contas de luz e outros meios ilícitos praticados por alguns candidatos no pleito passado, para conquistar o voto do cidadão e chegar ao poder político local.

         Antonio Lopes Morales, o popular Brei, questionou a não aprovação do Projeto Ficha Limpa na cidade, o que ajudaria a combater a corrupção e a imoralidade no executivo e legislativo Gavionense. Juninho Gulla defendeu a inconstitucionalidade do projeto, devida a um  artigo apresentado pelo propositor, Cláudio Barbosa, que se propôs a promover todas as alterações necessárias para se aprovar definitivamente o projeto.
A discussão avançou de modo ético, responsável e equilibrado, com alto nível de reflexão dos participantes e sem ataques pessoais, como demanda um evento dessa importância. O Professor Gustavo Piccolo cobrou  transparência, ética e  honestidade dos agentes políticos, citando as possíveis irregularidades na reforma da Câmara Municipal. «Não basta ao político ser honesto. Tem que parecer honesto também! Num país cheio de mazelas nos governos, temos que desconfiar sempre», defendeu o jovem.
O jovem Álvaro B. Giro, usou a Tribuna e fez um discurso de repúdio à compra de voto no município, defendendo o a livre escolha das pessoas, sem exploração da miserabilidade e vulnerabilidade social, como meios de se obter vantagem política. Novo debate será marcado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário